O filme na música

26/08/2010 § Deixe um comentário

Olá galera, eu sou a Lara e hoje vamos inaugurar o D.R com a música falando sobre um dos mais musicais já visto na história do cinema! Musicas estes que remetem muita história e amor!

Uma musica, pode dizer mais que algumas folhas de roteiro, e é basicamente essa a idéia de um filme musical.  Basta um olhar, um gesto e aquela voz saindo suavemente com tanta emoção, para nos remeter a cenas apaixonantes. A música é uma das poucas coisas no mundo que agrada a todos, assim como o filme e suas raras exceções. Moulin Rouge e Across the Universe são alguns dos musicais que nos dão à ilustre presença de clássicos que sobreviveram a várias gerações.

Atrás da historia de uma cortesã no século XIX que se apaixona por um escritor boêmio da época, Moulin Rouge possui as mais conhecidas e belas musicas do século XX.  Começando por Elton John e Bernie Taupin com a música Your Song, que pertence a uma das cenas do filme onde o escritor não conseguindo descrever com palavras o que sente pela cortesã finalmente expressa todo o seu amor cantando.

‘’Como é maravilhoso viver agora que você esta no mundo’’. Quem nunca disse a alguém, com essas palavras ou outras, o que essa frase quer dizer? Nicole Kidman e Ewan McGregor nesta mesma música, Your Song, demonstram esta frase com fervor, obviamente, acompanhados por um coral durante quase toda ela fazendo a base e um tenor tornando a melodia mais clássica. Além desses fatores o filme tem uma característica clara, em todas as músicas se dá mais ênfase a voz do que a instrumentos,  tornando assim as palavras mais importantes de serem passadas ao publico do que as harmonias.

 John Lenon, Paul MacCartney, George Harrison e Ringo Starr (os Beatles) formam com seus clássicos a trilha sonora de Across the Universe. Cantada por jovens que idealizavam um mundo melhor em plena década 60, a década da rebeldia com causa. As músicas surgiram como forma de expressão no filme e não vejo outro grupo que seria mais conveniente do que as canções da banda mais pedida da época.

Segundo Beatles tudo que precisamos é amar e claro que uma música que contem essa frase não faltaria em um filme que luta pela paz e o amor. All you need is Love, uma das musica feita por John Lennon e Paul MacCartney que é cantada em uma das cenas que representa melhor o filme. A voz de Jim Sturgess com a capela no inicio da musica deu um ar de expectativa pra cena e logo apos as vozes de suas amigas se encaixam na harmonia suavizando. Uma das características gerais do filme é colocar duas musicas se completando.

É difícil achar um musical parecido com um filme tradicional, pois o diferencial do musical esta no seu direcionamento, uma vez que observei que a música não se adéqua ao filme e sim o filme que tem que se adequar a música. Assim, por possuir uma ordem diferente do tradicional, os musicais para algumas pessoas se tornam chatos e entediantes, enquanto pra outros continuam sendo a combinação perfeita da arte de fazer filme através da musica.

Beijos gente, até a proxima!!!

Lara Ramos

Anúncios

Marcado:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento O filme na música no Doces Meninas.

Meta

%d blogueiros gostam disto: