Doce Leitura – Resenha: O Mapa do Tempo

26/09/2010 § 1 comentário

Querido leitor, trago a vocês, uma excelente história no qual suas convicções sobre o curso da história pode mudar totalmente. Despeça de todos seus dogmas e conceitos sobre o tempo e aproveite!

O autor:

Um tipo de escritor ousado, que não teve medo de colocar na ponta do lápis sua imaginação. Quem além de fértil é maravilhosa. Conta a história de modo envolvente e até mesmo sedutor, ouso dizer que através do seu jogo de palavras da para imaginar o timbre de sua voz. Masculina e Doce.

O livro pode ser considerado grande (dependo do ponto de vista e que tipo de leitor você se encaixa), algumas partes parecem ser chata, você acaba imaginando um desfecho clichê, talvez pela mania do Feliz Para Sempre que se enraizou em nós. Mas aí, o autor lhe prega uma surpresa, te interrompe contando outra história, sabendo brincar perfeitamente com a sua curiosidade (obviamente prendendo sua atenção) ou acontece (desculpe a gíria) algo completamente bizarro que te deixa de boca aberta!

Em certos pontos, a riqueza de detalhes faz com que você volte no tempo. Juro, não é porque o livro fala sobre o Tempo, mas porque como disse anteriormente, Félix exerce um poder de te introduzir naquele período sem nenhuma dificuldade. Quase hipnotizador. Mergulhando sem medo naquela Londres sombria e fria.

Brincando com fatos reais e pessoas também reais num misto de fantasia e ficção, o autor, Félix J. Palma dá uma excelente aula aos estudantes sobre o Realismo no mundo, o ‘boom’ da ciência dando perfeição ao sentimento que muito imperou nos homens naquele momento: Deus existe?

Em meio a um público britânico, ávido nas questões científicas, Félix reúne personagens com características distintas unidos por um único desejo: dominar o tempo. Fazendo-nos refletir através das experiências vividas por seus personagens e até mesmo através de questionamentos impostos por ele. É isso mesmo que você entendeu! De um modo perturbador, você se vê conversando com o autor.

O Livro:

Em primeiro lugar, não irei contar o que acontece com o livro e o seu desenrolar. Não é do meu feitio contar, até porque desejo que vocês realmente comprem o livro e espero que através desta humilde resenha o desejo brote em vocês.

Protagonizado acima dos sonhos das viagens ao futuro e na industrialização das sociedades, através dos seus personagens o autor nos lança a primeira pergunta: Seria possível reescrever o passado? A primeira resposta que vem a nossa mente é NÃO (enne há ô til), mas será?

Todos os personagens te predem. Seus desejos, sonhos, medos e até mesmo ambições se tornam pessoais demais. E você torce, torce como se eles fossem seus amigos, deseja agarrar o tempo para satisfazê-los.

O tempo? O que é isso? Como podemos mudá-lo? Para onde vamos? De onde viemos? O que iremos fazer?

Reflita você aí, sobre o que é o tempo. Podemos realmente mapeá-lo? Reescrevê-lo? Mudá-lo? Talvez, seria realmente bom poder mudar aquilo que nos traz dor, medo. Algum fato do passado que nos remete a memórias ruins… Pintar a vida de um jeito diferente… Mas será que vale a pena? Quer saber a resposta? Leia O Mapa do Tempo.

É um livro forte em descrições, mas nada que uma boa xícara de café, ou até um cálice de vinho não te relaxe e faça com que você continue lendo e lendo até não parar mais. Exige certa atenção. E isso de fato é bom, afinal, ler comendo pontos e vírgulas não adianta de nada.

O desejo que reinou no ano de 1886, podemos assim dizer, reina até hoje. Será que a ciência permitirá ao homem viajar no tempo?

Responda-me nos comentários.

Se você pudesse viajar no tempo. Pra onde você iria e faria exatamente o que?

Anúncios

§ Uma Resposta para Doce Leitura – Resenha: O Mapa do Tempo

  • N disse:

    Na minha lista, certeza! Eu gosto de história. E acabei ficando bem curiosa em relação a essa. Vou mesmo atrás.
    E te respondendo: O único lugar do passado que me chama é Londres de 60. SÓ! Mas eu anseio mesmo é por 2019. Muito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Doce Leitura – Resenha: O Mapa do Tempo no Doces Meninas.

Meta

%d blogueiros gostam disto: