#Jovem Guarda.

07/10/2010 § Deixe um comentário

 

Olá, meu povo, tudo bem?

Bom eu quero avisar que do próximo post em diante eu pretendo fazer post’s mais soltos, talvez sobre um determinado artista ou álbum e coisa e tal e tal coisa. Mas eu não poderia deixar de falar de um movimento na música brasileira que fez o maior sucesso na década de 60: A Jovem Guarda.

Quem nunca ouviu Barão Vermelho cantar: “Se você quer brigar e acha que com isso estou sofrendo/se enganou, meu bem/pode vir quente que eu estou fervendo”. Se enganou, meu bem quem pensou que essa música fosse de autoria deles. É nada mais nada menos versos de Erasmo Carlos pra mim, ele que é o rei, um dos grandes nomes da Jovem Guarda.

A Jovem Guarda surgiu em 1965, a partir de um programa de tv exibido pela Rede Record e talvez seja o único movimento musical da época que não tenha nenhuma intenção política, mas mesmo assim influenciou bastante no comportamento e na moda.  Nessa época, o rock in roll estava estourando em todo mundo e essa galerinha se influenciou pelos maiores nomes da época (como Beatles, Elvis) para fazer uma variação do rock no Brasil. Com letras românticas e descontraídas, voltada para o público jovem.

Roberto Carlos, Wanderléia e Erasmo Carlos, foram os nomes mais conhecidos desse movimento, mas a Jovem Guarda contou com muitos artistas como a nossa querida Vanusa, Demétrius, Ronnie Von… e com as bandas Golden Boys, The Fervers  (*-*), Renato e seus bluecaps dentre outros.

Dizem que a Jovem Guarda “parou de fazer sucesso” assim que começou a tropicália, onde Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque dentre outros artistas manifestaram contra a ditatura. Mas particularmente tenho que dizer que em toda festa que eu faça, eu coloco jovem guarda, porque é muito legal de dançar e cantar *-*

Dicas da Joy:

Biquini de bolinha amarelinha – Ivete Sangalo e Blitz

Menina linda / Mar de rosas – Chiclete com Banana

Algumas músicas do Cd Um barzinho um violão – Jovem Guarda que conta com as músicas:

Só vou Gostar de quem gosta de mim – Caetano Veloso

Pensando nela – Roupa Nova

Beijos da Joy

 

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento #Jovem Guarda. no Doces Meninas.

Meta

