Roberto Carlos – O Rei

07/10/2010 § Deixe um comentário

Quando eu era criança, ficava me perguntando o porquê o Roberto Carlos era o rei. A voz dele era simples e as musicas suaves e melódicas, mas cadê a característica de rei? Tempos depois fui perceber que rei não é aquele que compõe a melhor musica ou tem a melhor voz da época, rei é aquele que consegue por mais de 50 anos fazer o mesmo tipo de musica com a mesma voz, o mesmo sorriso e energia. Passado ao público mais sucesso a cada ano. É aquele que sustenta sua carreira e mesmo gerações depois, emociona com suas musicas.

A carreira musical de Roberto Carlos estourou nos famosos anos 60. Assim como existia musica de protesto como bossa nova com algo mais irônico ou diferente como o tropicalismo, Roberto Carlos  e seus amigos formaram a jovem guarda. Um tipo de musica que atingia  a massa e não tinha o objetivo de contestar apenas descrever situações do cotidiano de um jovem da época. Exemplo disso é a musica é proibido fumar, aparentemente a letra da musica parece estar sendo conservadora e apoiando a campanha de não fumar para época, mas é totalmente o contrario. Veja só esse trecho:

‘’Sigo incendiando
Bem contente e feliz
Nunca respeitando
O aviso que diz
Que é proibido fumar
Rá! Rá! Arrá!
Que é proibido fumar…’’

A jovem guarda era composta por três principais cantores: Vanderleia, Roberto Carlos e  Erasmo Carlos.  Os três apresentavam em um programa de auditório onde faziam moda, música e novos hábitos através do que fazia sucesso. As músicas eram influências do rock in roll da década as batidas da bateria são características dos Beatles por exemplo. As roupas em si eram exageradas, normalmente se usava um cabelo bem solto do jeito que todas nós viemos o mundo (ou seja… já imagina né?) botas de cano alto e as saias até o busto bem coladas no corpo, que também faziam moda e completavam essa imagem tão diferente que agradava a massa brasileira.

As musicas de Roberto Carlos eram bem espontâneas, principalmente quando falavam de amor. O rei era o mestre do amor e suas canções mais famosas foram criadas por esse sentimento tão puro. Roberto na década de 90 perdeu o que todo o Brasil chamaria de sua inspiração. A morte de sua esposa Maria Rita o fez entristecer bastante e para alguns esse seria até o fim da sua carreira, mas quando menos esperavam ele retorna com musicas mais encantadoras  e românticas ate do que antes. Maria Rita estava tão viva em suas musicas quanto estivesse ao seu lado.

E assim seguindo com suas musicas, Roberto faz um show todo fim de ano na rede globo celebrando mais um ano de sua carreira com fãs e participantes especiais de seu show.  Tanto show anual, quanto em todo o resto do Brasil as musicas de Roberto preenchem corações de donas de casa, participa da musica popular brasileira e de rock´s nacionais,em novelas e filmes enfim… Roberto está em todo lugar, só poderia  ser chamado de rei.


Beijinhos da Lara

=**

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Roberto Carlos – O Rei no Doces Meninas.

Meta

%d blogueiros gostam disto: