Apesar de você amanhã há de ser outro dia…

21/10/2010 § 2 Comentários

Bom galera, resolvi fazer mais uma postagem sobre um assunto bastante polêmico e discutido: o vestibular. Não concordo com a sua existência. Pelo menos dessa maneira inútil e com isso pretendo passar minha opinião através de mais uma musica que teve o mesmo objetivo em sua época: criticar o governo. Apesar de você de Chico Buarque conta que se não fosse algumas das mordomias que os governantes têm que ter, nossos direitos seriam levados mais a sério. Um dos direitos que não possui uma preocupação maior deles é a oportunidade de ingressar em uma universidade sem ser interrompida por um processo seletivo.

‘’Hoje você é quem manda. Falou, tá falado Não tem discussão, não.A minha gente hoje anda Falando de lado e olhando pro chão…’’

A educação está cada vez mais preocupada com o vestibular do que passar conhecimentos necessários pra seus alunos. Cada vez mais vejo gente da minha idade preocupada com simulados absurdos, notas que não notificam nada e as demais provas que não provam conhecimento algum. Os colégios se tornaram cursos preparatórios e ai de alguém se manifestar contra a mais certa e justa decisão das escolas, o que acontece? Segundo eles você jamais passará em um vestibular.

Eu sei que alguns valores inverteram na sociedade, se não todos, e por isso eu posso ser a maluca, revoltada da historia. Mas quantas vezes vocês, estudando para provas, não se perguntaram: porque eu preciso saber isso? Bom, normalmente há dois motivos bem conhecidos, a primeira é  ter uma noção dos conhecimentos gerais e  outra é que vai cair no bendito vestibular.

‘’Você que inventou a tristeza Ora tenha a fineza de “desinventar…’’

Conhecimentos gerais são conhecimentos necessários, ou seja, aquilo que realmente teremos que saber para entender quem somos, a onde estamos e como paramos aqui. Sabe aquele detalhezinho que você lê um minuto antes da prova? Então, você não estava errado aquilo é totalmente desnecessário. Na verdade não precisamos nem desse detalhe e nem de tudo que decoramos pelo simples fato de que não aprendemos e nem muito menos absorvemos aquilo como algo indispensável em nossa vida.

Bom, não duvido que caia toda  matéria de escola no vestibular. O vestibular ele não mede seu conhecimento ou sua capacidade de raciocínio, ele mede a capacidade de memória do seu cérebro e sua precisão de fazer mais questões em menos tempo. Por isso que muitas vezes nos surpreendemos com nossos amigos nerd’s não passando em vestibulares; pois, por exemplo,  ele consegue absorver a mensagem do texto, mas a questão pede a cor da blusa que o garoto usou no primeiro parágrafo.

A idéia de um vestibular é de um país desigual, claro em suas divisões sociais e preguiçosos no que diz respeito a fazer o bem estar da população. Ou seja, é a cara do Brasil. Todos têm medo da mudança e assim fica mais fácil estar a onde está, pena que não sabem que pra gente o vestibular é a pior invenção que podiam inventar.

‘’Apesar de você amanha há de ser outro dia, ainda pago pra ver o jardim florescer qual você não queria… ’’

Fico me perguntando então quem errou primeiro a escola ou vestibular? Na verdade os dois. A escola não ensina, decora  e o vestibular não mede o ensino, cobra. Como podem não enxergarem que existe algo de errado? Todos nós somos submetidos a uma prova que acontece uma vez por ano para, se tivermos sorte ou um HD com bastante capacidade pra decorar, ingressar em um curso superior que todos precisam para ter uma condição melhor de vida. Cadê a igualdade? Cadê as oportunidades?

O vestibular, as escolas sem preparação e métodos de ensino que estimule o aluno a aprende não são interessantes para o país. O que o Brasil quer são eleitores sem opinião e senso crítico para manipular a população e continuar com a corrupção e outras maneiras de deixar o povo alienado.

Apesar de você, Brasil, amanhã pode ser outro dia.  O país não espera que sejamos questionadores, mas podemos surpreendê-los com o  que esta a nosso alcance: o voto. Esse é nosso único direito e que podemos quem sabe modificar e moldar o país a nossas necessidades; portanto, vocês que podem, exerçam sua cidadania, pois um voto faz toda a diferença.

E agora pra quem gosta de samba, a música que falei tanto a cima: Apesar de você de Chico Buarque.

Beijos da Lara

Adendo da Mari:

Gata, arrasou com o texto de hoje. Momento propaganda: Façam parte do Instituto Politécnico da UFRJ e aprenda a ser revoltado na vida!

Anúncios

§ 2 Respostas para Apesar de você amanhã há de ser outro dia…

  • Joyce disse:

    Concordo! Tipo que passamos anos estudando pra nada, pra chegar uma provinha que vai resolver a nossa vida e falar pronto: você vai para a faculdade. Isso não existe! Eu tô lutando pra passar do 3º ano atoa porque se eu passar ou não, não vai me ajudar em nada. O ENEM permite que você faça a prova e se vc passar, comprova que você terminou o médio (maiores de 18). O pior é que eles querem impor esse sistema de ensino, que não ensina nada, nego fica doido e detalhe: ainda somos desrespeitados porque corremos risco de ter nosso cadastro em aberto na internet, a prova pode ser roubada… ou seja, sem nenhuma segurança com a gente que ainda é obrigado a pagar, não digo nem pelo ENEM, mas 180,00 pela UFF é uma facada. Tudo aqui no Brasil se é comercializado, uma vergonha!
    Parabéns Lara, o post tá incrível.

  • filipessampaio disse:

    Excelente post, Laritcha. Acho que o único jeito de mudar essa situação absurda que é o vestibular é se todos os alunos pensassem da mesma forma que você. Numa palestra que foi apresentada na IV Semana de Polímeros da UFRJ, uma professora e a diretora do Instituto de Química da UFRJ abordaram tais temas e concordaram que o vestibular definitivamente é a forma mais injusta e falha de selecionar os alunos mais aptos à ingressar na universidade. O atual ENEM, embora não seja perfeito (mais de 200 questões pra que?), é o mais próximo do que um vestibular deveria ser, estimulando a capacidade do aluno de raciocínio e inteligência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Apesar de você amanhã há de ser outro dia… no Doces Meninas.

Meta

%d blogueiros gostam disto: