Anorexia e bulimia

26/10/2010 § 4 Comentários

Pessoal, hoje eu vou fazer um post especial aqui no Corpo & Saúde, pois quero falar sobre um assunto MUITO sério que a cada dia atinge mais meninas e meninos.

Desde sempre a mídia impôs um padrão de beleza: você tem que ser magra! E muitas meninas que não são ou acham que não são magras se sentem “excluídas” e acabam fazendo dietas malucas que levam a problemas muito sérios, a anorexia e a bulimia.

Bulimia

Com a bulimia as meninas aderem a dietas malucas, e não ingerem a quantidade de nutrientes necessários para o seu corpo. O que caracteriza isso é a ingestão de uma quantidade absurda de alimentos e para não ganhar usam diuréticos, laxantes, vomito forçado e exercícios físicos em excesso até que seu corpo não agüente mais. O que acontece com isso é que com o tempo o corpo acostuma com a quantidade mínima de alimentos ingeridos e então quando fica extremamente desnutrida e tenta comer, seu corpo rejeita a quantidade “fora do normal” e o vômito passa a ser involuntário.

O tratamento da bulimia nervosa exige o acompanhamento de equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, nutricionistas. Medicamentos antidepressivos podem ser úteis, especialmente se ocorrerem distúrbios como depressão e ansiedade. O diagnóstico da doença nem sempre é fácil, porque os sintomas não são evidentes como os da anorexia.

Anorexia

A pessoa com Anorexia recusa-se a manter o peso mínimo de acordo com sua idade e altura, podendo estar com o peso corporal 15% abaixo do esperado. Apresenta um medo intenso de ganhar peso ou de ficar gorda. Há uma distorção da imagem corporal, queixa-se de estar gorda. Não importa o quanto falem que estão magras elas sempre acham estar gordas. Geralmente a pessoa inicia com dietas que reduzem alimentos calóricos e gradualmente vai estabelecendo uma dieta altamente restritiva, podendo chegar ao jejum completo por dias. Assim são produzidos sérios problemas orgânicos, entre eles a ausência de ciclo menstrual.

A pessoa com anorexia pode empregar métodos adicionais para perder peso, como abuso de laxantes, diuréticos ou anorexígenos e exercícios físicos em excesso. Pode desenvolver rituais alimentares, como pesar todos alimentos e pesar compulsivamente. As perdas são inúmeras desde orgânicas quanto comportamentais. Ocorrem alterações metabólicas, gastrintestinais e cardiovasculares. Há grandes prejuízos nos relacionamentos interpessoais. Estima-se uma incidência de morte em 20% dos casos.

O tratamento é direcionado, principalmente, para a modificação do comportamento alimentar, embora leve também a focar nos valores, pensamentos e sentimentos da pessoa. A meta é aumentar gradualmente a quantidade de alimento ingerido, estabelecendo três refeições e dois lanches. O envolvimento da família é determinante na mudança do quadro. Na terapia, a pessoa irá aprender a se avaliar a partir de outros aspectos que não o peso e a forma corporal. Para tanto é investigado quais habilidades a pessoa precisa aprender para resgatar sua auto-estima e autoconfiança suficientes para a aquisição de uma nova perspectiva de si.

Fique atento:

·Algumas profissões são consideradas de risco para a anorexia e a bulimia. Bailarinas, jóqueis, atletas olímpicos, precisam estar atentos para a pressão que sofrem para reduzir o peso corporal;
·A faixa etária está baixando nos casos de anorexia e bulimia. A família precisa observar especialmente as meninas que disfarçam o emagrecimento usando roupas largas e soltas no corpo e se recusam a participar das refeições em casa;
·Às vezes, os familiares só se dão conta do que está acontecendo quando, por acaso, surpreendem a paciente com pouca roupa e vêem seu corpo esquelético, transformado em pele e osso. Nesse caso, é urgente procurar atendimento médico especializado.

Infelizmente, não se conhecem métodos eficazes para prevenir patologias como a bulimia e a anorexia. Seria necessário um empenho da sociedade na mudança de certos valores estéticos ligados ao culto do corpo e à magreza.

Então gente eu digo que o que vale é você estar bem consigo mesma, não ligue para os padrões da mídia, a final o que conta é a sua saúde.

Mas se você quer mesmo emagrecer, não vá pela internet ao mesmo tempo em que ela tem dicas ótimas, tem coisas que trazem riscos imensos á sua saúde, procure um nutricionista, ele vai te avaliar e te indicar a melhor maneira de perder peso sem arriscar a sua saúde e sem ter que sofrer passando fome.

Espero ter ajudado vocês com esse post, e se você ou alguém que você conheça esta passando por isso, não tenha medo de procurar ajuda, não tenha medo de se abrir com alguém e dizer o que sente.

Perguntas nos comentários.

Beijos da Rafa

Fonte e Fonte

Anúncios

§ 4 Respostas para Anorexia e bulimia

  • N disse:

    Tive que fazer uma cirurgia há dois anos atrás e lembro que suspeitaram de bulimia. rá! Sofri com medicação pra tentarem subir meu peso. Só que eu não engordo de forma alguma por metabolismo mesmo.
    Na minha época adolescente-depressiva-quero-chamar-atenção eu até fiz algumas coisas, mas aí a gente percebe que é burrada. Pena é ver que algumas garotas não vêem isso.

    • rafaleite disse:

      Eu conheço algumas pessoas que também não conseguem de forma alguma engordar, só não vale se encher de besteira achando que irá engordar pois vc pode contrair doenças como diabetes e afins. Saúde em primeiro lugar. É triste mesmo ver meninas que sofrem com isso, eu acho que não devemos nos calar qdo soubermos que algo assim ocorre com alguem que conhecemos, temos sim que procurar ajuda para essa pessoa, pois a anorexia e a bulimia podem desencadear doenças letais pela falta dos nutrientes necessarios para o nosso corpo.

      Beijos da Rafa

    • docesmeninas disse:

      Certa vez, tentei ser uma dessas que fazem dietas malucas. Nunca deu certo obiviamente, já recorri a tratamentos, mas depois que entrei para o Instituto vi que qualidade de vida e emagrecer sem precisar não fazem parte do mesmo pacote. Ser magra é um padrão de beleza imposta pela sociedade, que muda de tempos em tempos. Ser gorda, não existe esta questão, o que não podemos é deixar de praticar exercicios fisicos, não pela estética e sim pela sua saúde. O corpo bonito é resultado de um coração saudavel. Pensem nisso.

  • NATHALIA disse:

    essas meninas precisam de ajudA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Anorexia e bulimia no Doces Meninas.

Meta

%d blogueiros gostam disto: