Tudo tão desigual

28/10/2010 § 3 Comentários

Olá meu povo tudo beleza?

Estava ouvindo esses dias uma música que me marcou muito na infância porque eu vivia cantando a introdução da música e todos achavam uma graça hahaha. E só depois de quase 15 anos conhecendo a música, eu tomei conhecimento do que essa música diz. A novidade composta por Gilberto Gil menciona um fato muito conhecido pelo povo brasileiro: a desigualdade. 

“…A novidade era o máximo/ Do paradoxo /Estendido na areia /Alguns a desejar /Seus beijos de deusa /Outros a desejar /Seu rabo prá ceia…”

Nessa música, Gil usa a imagem da chegada da sereia em uma praia, onde de um lado sua beleza era admirada e do outro mostra a fome do povo em cima de seu “rabo de peixe”.  Assim que ouvi a música, logo me veio na cabeça um exemplo vivo disso: Copa do Mundo.  Assim que o Brasil foi escolhido pra sediar a copa, a festa foi imensa, uhul copa pra lá, uhul copa pra cá, criação de estádios aqui e ali, melhorias em não sei onde… Mas e aonde a copa não chega?  Veio-me uma imagem de que o Brasil está sendo “construído” para estrangeiros e não para nós, brasileiros. 

Acho uma hipocrisia se preocuparem com o bem-estar de turistas durante a copa do mundo aqui no Brasil ou qualquer outro evento mundial que esteja acontecendo, se muito de nós não tem as mínimas condições de ter uma vida digna.  Não estou dizendo que a Copa é uma coisa ruim, só que o governo investe tanto em um evento, enquanto ainda existem  pessoas com fome, sem saneamento básico, sem estudo…

“Oh! Mundo tão desigual/ Tudo é tão desigual/ Ô Ô Ô Ô Ô Ô Ô!/ Oh! De um lado esse carnaval/ De outro a fome total/ Ô Ô Ô Ô Ô Ô Ô Ô!…”

Nós sabemos que em suas campanhas, um cadidato sempre tem como alvo esse pessoal com fome, sem saneamento, sem estudo. E é “engraçado” porque cada ano que passa o mínimo nada é feito e esses problemas aumentam como uma bola de neve. Mas talvez seja isso que o governo queira, porque são esses que vão se individar pra ver jogos, são esses que vão jogar futebol futuramente e dar lucros depois, esses que vão trabalhar recebendo muito pouco durante a copa, ou seja, o governo te dá uma atração, um salário qualquer e ele já consegue atingir toda a população.

Todos ficam felizes porque ACHAM que estão ganhando alguma coisa e é festa por todo lado!  Afinal, as eleições coincidentemente é no mesmo ano da copa do mundo, ou seja, viva ao país do carnaval, viva ao país do futebol, viva!

Ps da Joy: Particularmente acho esse segundo turno a dúvida mais cruel! Eu não sou a favor de nenhum candidato, mas vocês aí que já tem o de vocês definidos, procurem ver quem realmente quer fazer a diferença ao invés de fazer promessas! Vote certo, galera!

Super Beijo, Joy

Anúncios

Marcado:,

§ 3 Respostas para Tudo tão desigual

  • é exatemente isso, dá uma diversão ao povo pra que todo o país fique satisfeito, mas a vida não é só feita de lazer e também existem outras prioridades. o brasil não pode funcionar a pão e circo! Eu sinceramente prefiro acreditar que o povo está se questionando quanto a isso que nem voce e todos que tiverem a oportunidade de ler sua postagem. mandou muito bem joy! está otimo o post!

    • jooydias disse:

      ooown Lara, receber um apoio e um elogio seu é uma honra. Fico feliz em saber que eu não sou a única que penso dessa forma!

      • docesmeninas disse:

        Meninas e vocês não sabem o orgulho que sinto quando leio todos os textos de vocês, mas infelizmente esse é o país que vivemos. Um Brasil que quer tudo novo, mas faz campanha contra tudo que aparece de novo. Um país pobre, com baixo indice de educação e com muito potencial. Fazer o que?!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Tudo tão desigual no Doces Meninas.

Meta

%d blogueiros gostam disto: