Doce Leitura: Resenha – O Marido Perfeito Mora ao Lado

01/11/2010 § 2 Comentários

Oi meninas, como vão? Tem um tempinho que não posto resenhas, mas é que graças ao bom Deus tenho uma lista extensa de livros. E dessa vez trago pra vocês o meu mais novo xodó: O Marido Perfeito Mora ao Lado. Não preciso dizer que o autor me encantou de todas as maneiras possíveis com sua inteligência, delicadeza e simplicidade. Felipe Pena possui uma formação acadêmica de deixar qualquer um de boca aberta, mas escreve de maneira tão simples e envolvente que te prende ao livro de uma maneira absurda.

Chego a ter medo de escrever esta resenha, o cara é tão inteligente que me sinto um patinho feio perto de um grande Cisne. Livros que falam abertamente sobre a psique humana me prendem com facilidade e você pode encontrar neste livro citações e autores magníficos.

A trama gira em torno de um seqüestro no Campus da Universidade Anglicana, onde pouco a pouco você passa a conhecer (e reconhecer) os personagens principais com suas personalidades. Marcus é um dos alunos da universidade, cursando psicologia e também fazendo parte de um grupo de alunos supervisionados por Jurema, onde cada qual possui um determinado número de pacientes.

De inicio você fica um pouco confusa, não porque o autor te confunde, mas pela quantidade de personagens que te prende e principalmente pelo papel de cada um na trama. Não é uma confusão ruim, é aquela que gera a curiosidade e que irrita profundamente querendo ler tudo de uma vez só. Leitora assídua de suspenses, logo, fiquei tentando desvendar com pouco a pouco quem era o autor do seqüestro de Marcus. É aí que você percebe a sagacidade de Felipe, porque ele NÃO te dá nenhum tipo de pista.

Como citei anteriormente, todos os personagens te prendem. Pastoriza é reitor do curso de Psicologia, o típico cara que sofreu uma grande desilusão e passou a caminhar sozinho pelo mundo, mas que impressiona todos com sua inteligência e também experiência, este mesmo, é “chefe” de Jurema (Esposa de Bibiano, também professor da Universidade), professora e supervisora de Marcus, Raquel (ex-namorada de Marcus), Nicole (atual namorada de Marcus), Samantha, Karen e Virgínia (três personagens que irão te surpreender, tanto quanto os outros).

E agora? Quem seqüestrou Marcus? O que faz Jurema e Bibiano ser um casal diferente dos demais? Qual o envolvimento de Nicole e Raquel com Marcus? O que tem três patricinhas de tão importante no livro? O que o autor tem de tão bom que te deixa curiosa para não parar de ler o livro? E aí?

O livro tem uma linguagem simples, mesmo tratando de assuntos “fortes” na psicologia, é passado de maneira clara e objetiva, sem espaço para dúvidas ou confusões. É gostoso e até mesmo relaxante. Te seduz com tantas riquezas e sabedorias de maneira extraordinária, falando de grande autores (Focault, Freud e Nietzsche) com intimidade e firmeza, fala também de pontos fortes e ocultos sobre a realidade dessa nova geração que compõe a alta sociedade, te faz viajar dentre infinitas descrições de lugares belíssimos situados no Rio de Janeiro.

Sem duvidas, este é um bom livro que merece um lugar de destaque na sua prateleira.

 

O autor: Felipe Pena é psicólogo, jornalista e professor da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Literatura pela PUC-Rio, com pós-doutorado pela Sorbonne, é autor de dezenas de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior, além de oito livros acadêmicos e do romance O analfabeto que passou no vestibular. Foi sub-reitor da UNESA, repórter e apresentador da TV Manchete e comentarista da TVE-Brasil. Assina uma coluna mensal no Jornal do Brasil e no site www.felipepena.com

 

Sinopse: Em O marido perfeito mora ao lado, somos apresentados a uma mulher angustiada que busca a ajuda de uma terapeuta para salvar o casamento. Mas logo percebemos que a angústia é compartilhada por outros personagens, até mesmo pelos bem casados (ou principalmente por estes, como diz um deles). Então ocorre um crime. E os terapeutas farão o papel de investigadores. Quem é o culpado pela incomunicabilidade entre homens e mulheres? Uma questão que nem Freud foi capaz de resolver, embora passemos a vida atrás da resposta.

Beijos, Mari 🙂

Anúncios

§ 2 Respostas para Doce Leitura: Resenha – O Marido Perfeito Mora ao Lado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Doce Leitura: Resenha – O Marido Perfeito Mora ao Lado no Doces Meninas.

Meta

%d blogueiros gostam disto: