Sobre ser PATRIOTA

04/11/2010 § 1 comentário

Oi meninas, como vão?

Devem achar estranho minha presença aqui no D.R com a música, mas é que a minha alma gêmea, está dodói. Então, cá estou eu aqui, assumindo a posição da Lara por um dia. Espero que gostem, se nós duas nos damos muito bem nos palcos e na sala de aula, acho que também podemos fazer uma parceria por aqui.

Para começar, quero deixar claro que não sou lá eterna conhecedora das coisas do universo… Mas, algumas coisinhas que acontecem nesse país me deixam de boca aberta, como por exemplo, a minha última descoberta de vida é que eu não sou patriota. As duras penas compreendi que para ser patriota neste país, é preciso colocar a bunda de fora, torcer loucamente na copa e sambar no carnaval. Porque brasileiro só se orgulha de ser brasileiro nessas épocas do ano.

Não me convidaram
Pra esta festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer

Escolhi este assunto, devida a uma movimentação patética (depois que eu me acabei de rir, comecei a refletir sobre tal assunto) contra um site grande que se manifestou sobre a determinada vinda de alguns atores famosos ao Brasil. Brasileiro é engraçado, quando gringo está na área, grita MEU SANGUE E VERDE AMARELO. Quando o Brasil ganha na copa do mundo, o sangue dele é tão verde que chega virar o Hulk.

Não me elegeram
Chefe de nada
O meu cartão de crédito
É uma navalha…

Na hora de votar, o sangue dele tem a cor da ignorância. Na hora de jogar o lixo no chão, o sangue dele tem a cor do desleixo. Na hora de estudar para mudar a educação no país, o sangue dele tem a cor da burrice. Na hora de lutar pelos seus direitos, o sangue dele tem a cor da covardia. Na hora de gritar pela mudança, o sangue dele tem a cor do comodismo. Na hora de votar, o sangue dele tem a cor da indiferença. É assim, na hora certa, o sangue do brasileiro não tem cor.

Brasil!
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim…

Daí, eu vi que meu sangue é só vermelho, não me julgo patriota só na hora que algum famoso vem para o Brasil. Meu sangue não é verde e amarelo, meu sangue é vermelho porque eu sou um ser humano independente do local onde nasci. Meu sangue é vermelho porque eu não me conformo com a tamanha alienação dessa geração que está crescendo. Não vou falar de modinha colorida ou julgar quem é fã do que. Sou fã de muitas coisas que reconheço ser futilidade. O que realmente quero dizer, é que gritar um patriotismo por uma coisinha que não irá MUDAR em NADA a situação vergonhosa no qual do BRASIL se encontra, é MUITO pra mim.

A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer…

Ser fã de algo é legal. Se alienar por isso, não é. Como era feriado, fiquei a maior parte do tempo dividida entre conversas no MSN e atualizações da minha home no twitter. Eu também sou filha de Deus e mereço folga de todas as tarefas sufocantes da escola. Vi que durantes HORAS o barraco rolou sem pena… Queria saber se essa disposição por brigar também aconteceria em outra situação. Tem gente morrendo de fome e NINGUÉM briga por isso. Há hospitais caindo aos pedaços e NINGUÉM liga pra isso. A cada QUATRO anos a situação do Brasil NÃO melhora. Como por exemplo, o protesto piada, espero sinceramente que quem votou no Tiririca tenha fôlego pra rir durante quatro anos. De boa.

Não me sortearam
A garota do Fantástico
Não me subornaram
Será que é o meu fim?
Ver TV a cores
Na taba de um índio
Programada
Prá só dizer “sim, sim”

Sinto muito em dizer… Brasil, eu não tenho orgulho de você no momento. Porque ao que me parece, você é um país do carnaval, futebol, bundas de fora, cheio de macacos que dizem “Thank you” para tudo. Porque comentários sobre um país tão rico, dotado de belezas naturais, com muitas etnias formando um só povo, ninguém faz. Nada que o Brasil cria parece que presta. Autores brasileiros são deixados de lados por autores estrangeiros. Sem contar o vestibular… Prefiro não comentar sobre isso, porque não pararei de reclamar tão cedo.

Se ter orgulho de você é me alienar e aceitar o nível baixo de educação, a pobreza, o descaso com a saúde publica, a falta de organização, o medo de andar pelas ruas depois de 18 horas da tarde, a fama fútil e baixa espalhada por todo mundo. Sinto muito. Não me orgulho disso. Não vou gritar que sou patriota porque o casal da minha saga preferida vem ao país, não vou colocar minha bunda de fora para ter status e não vou torcer pela Copa no Brasil porque isso está matando toda a natureza que resta no Rio de Janeiro.

Grande pátria
Desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair
Não, não vou te trair…

Não, eu não aceito esse tipo de patriotismo. Fronteiras não põem pessoas fora. Prendem-te aqui dentro. Pense nisso. A culpa de o Brasil estar assim não é de quem o governa, é sua que não faz a sua parte como cidadão. Até porque, quem governa só está lá, porque a sua ignorância o elegeu.

Obs: Nenhum comentário relacionado ao novo governo que só irá começar no dia 01 de janeiro de 2011.

 

Beijos, Mari.

§ Uma Resposta para Sobre ser PATRIOTA

  • larabardi disse:

    sinceramente mariana cardoso, nao tenho nem palavras pra comentar tantos fatos como voce citou..espero que as pessoas realmente entendam que não estamos aqui pra ser a voz da verdade e sim pra criar senso critico, assim como ja fizeram e ainda estão fezndo com a gente mari!! olha.. não sei mais o que eu não tenho orgulho, mas sei o que eu tenho e estou muito orgulhosa por saber que esse texto foi feito por uma amiga minha! PARABENS !!!

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento Sobre ser PATRIOTA no Doces Meninas.

Meta

