#Resenha- Como Falar Dragonês

16/11/2010 § 2 Comentários

 

Uma das melhores literaturas para crianças publicadas na atualidade. Eu, burra velha aos 19 anos rindo horrores com um livro tão gostoso de ler. Quem conhece o filme Como Treinar Seu Dragão saberá de qual história vim resenhar a vocês hoje. A nossa Editora parceira, a Intrínseca publicou aqui no Brasil mais uma obra da autora Cressida Crowell, sem sombras de dúvidas, meus possíveis filhos serão introduzidos ao mundo literário com os livros dessa mulher.

Criança adora um mundo lúdico, cheio de aventuras, e é assim que a série Como Treinar seu Dragão foi desenvolvida, acima da mitologia grega. A autora trouxe em mais uma aventura de se arrepiar e cair de tanto rir, o nosso herói do coração: Soluço Spantosicus Strondus III

Soluço, Banguela e Perna de Peixe com seu dragão dorminhoco embarcam em mais uma aventura, desta vez contra os Romanos vindos das terras do Sul. Tudo começa quando, acidentalmente, o medroso Perna-de-peixe, invade uma enorme embarcação achando ser uma Nau de pescadores comuns. Tolo engano! Era uma gigantesca Nau Romana, carregando o temível Cônsul Gordo e o General Magro que tramavam um mega plano contra os Hooligans Cabeludos e as Ladras do Pântano. Que consistia em jogar uma tribo contra a outra, a fim de que eles tivessem o caminho livre para raptar todos os dragões do arquipélago norueguês.

Soluço, de modo engraçado, consegue salvar quase todos daquela missão impossível. Embora, seu tão adorado dragão Banguela fica preso em um dos soldados romanos. Os dois meninos retornam para casa com o coração na mão, ou melhor, no barco dos romanos. Ainda assim, o jovem tenta alertar o seu pai, Chefe dos Hooligans Cabeludos sobre o maquiavélico plano dos Romanos. E obviamente, não obteve sucesso.

Para quem não sabe, os Vikings (pelo menos segundo o livro, é claro) são um povo de muita força bruta, fortes, corajosos e até mesmo burros. Não aceitam perder guerras e aprendem desde cedo que precisam ser fortes para enfrentar o mundo com um único grito. Exceto, é claro, nosso querido protagonista.

Soluço era um menino de 12 anos, esguio e de aparência fraca, com notas ruins em quase todas as matérias importantes do treinamento. Seu melhor amigo é um medroso (Perna-de-Peixe) e seu dragão (Banguela) é pequeno, chantagista e muito teimoso. Seu pai não lhe dá muito crédito, assim como todo resto da tribo. Cada vez mais se achando um inútil, foi se voltando para área intelectual não interessante para um Hooligan Cabeludo.

Irônico e meio fracote, passou horas observando comportamento de dragões, assim conseguindo montar seu manual: Como Falar Dragonês. Algo que passa ser objeto de desejo de pessoas um pouco poderosas.

Possuindo uma inteligência cômica, nosso jovem herói consegue ser corajoso o suficiente para sobreviver a mais uma aventura, quando seqüestrado pelos Romanos conhece a poderosa Camicazi, herdeira das Ladras dos Pântanos. Juntos, os três conseguirão de modo engraçado sobreviver a dragões perigosos e muitos romanos enfurecidos.

O livro é dotado de ilustrações que combinam com o perfil da história, muito bem escrito e cheio de detalhes encantadores. É praticamente impossível você não mergulhar na brincadeira. A própria autora deixa claro que é o Soluço quem está narrando a história, porém, fingindo ser outra pessoa.

E muitas vezes, no dia-a-dia você irá se encontrar em situações muito parecidas com a do Soluço. Sempre fugindo de um dragão, vencendo batalhas e encarando pessoas que ao julgar sua aparência alegam que você não é capaz. Provando que força física pode não vencer a capacidade de pensar somado com uma boa amizade verdadeira.

Uma excelente maneira de ensinar ao público infanto-juvenil que a vida é bela sim, cheia de dragões, obstáculos e pessoas asquerosas, e ainda assim, sempre encontraremos bons amigos, sairemos de situações engraçadas com êxito para rir no futuro e principalmente, um dia, cresceremos. Como o próprio Soluço diz, o ‘felizes para sempre, é agora’.

Mais um livro recomendadíssimo a todos vocês. Espero que tenham gostado, e ele ocupará nosso Top LIVRO da semana.

Um grande beijo.

 

 

Anúncios

§ 2 Respostas para #Resenha- Como Falar Dragonês

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento #Resenha- Como Falar Dragonês no Doces Meninas.

Meta

%d blogueiros gostam disto: