Epitáfios

10/02/2011 § 1 comentário

Quantas coisas você já se arrependeu na vida? Eu sou daquelas que acho que não me arrependo, pois se aconteceu é porque tinha que acontecer, em outras palavras, o famoso escrito nas estrelas. Mas obviamente que não posso também não pensar que no fim sempre terão coisas que tomariam um curso melhor se tivéssemos errado menos. A música epitáfio, cantada por titãs, interpreta exatamente esse sentimento, pois o significado de epitáfio é a inscrição na lapide de um túmulo.

“Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor…”

Quantas vezes no ano você vê o sol se pôr? É um absurdo enorme, mas tenho certeza que a maioria diria no Máximo ate 10. O ano tem 365 dias e apenas dez deles reparamos no espetáculo mais comum que a natureza nos dá. Nós complicamos tanto tudo que era pra ser tão fácil e não estou me referindo ao salário que é pouco e devíamos ter mais, mas sim porque não deviríamos ter salário, não deveríamos ter dinheiro, nem relógio e nem gastar nosso tempo pra eles, mas gastar as coisas boas da vida que passam por nós e nem a reparamos mais. Morrer de amor é digno, mas morrer de estresse e cansaço só faz parte da última remuneração de todos nós.

“Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer…”

A vida inteira nós somos proibidos e impostos a tudo como se fizessem alguma diferença no final. Erramos e feio quando fazemos isso, mas já é involuntário e é tão involuntário quanto evitar chorar, evitar amar ao próximo pela culpa dos primeiros que amou sem retorno, evitar o impossível porque todos agem assim. No final, além de boas lembranças que toda vida tem, lembramos também, sem necessidade alguma, de sonhos perdidos por nós mesmos que deixamos escapar por medo, POR MEDO. Agora me digam, medo de que? De quem?

“O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar…”

Com ou sem distrações sempre estamos sendo protegidos, seja por Deus, Deuses, pela natureza, ou seja pelo acaso, independente de sua crença, Fazer valer a pena cada minuto da vida faz parte do sacrifício diário, que por incrível que pareça é mais fácil que deixar a vida te levar sem perceber as coisas boas ao seu redor.  Já que é tão mais simples ser feliz, que tal não complicar as coisas? Eu sempre peço e luto pra mudar o mundo aqui no blog, mas hoje é mais simples: aconselho a vocês a começarem pelo epitáfio.

Beijos Lara.

§ Uma Resposta para Epitáfios

  • Joy disse:

    É verdade Lara, o meu lema é curtir a vida intensamente, mas as vezes eu fico tão naquela de curtir a vida, que as coisas mais simples e bonitas da vida passam despercebidas. Sou muito de não me arrepender das coisas que eu fiz e sim das quais eu não fiz, mas também se não aconteceram tá pra acontecer em algum dia, em algum lugar, ou não… Deus, Deuses e a natureza sabem o que é melhor pra gente.

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento Epitáfios no Doces Meninas.

Meta

